Resumo:
Como forma de prevenção, para se ter um envelhecimento saudável, a prática de atividade física é a melhor opção, visto que possibilita a redução ou retardo das perdas fisiológicas naturais do envelhecimento, melhorando a qualidade de vida (QV) do idoso. A partir disso, tem-se observado que o método Pilates pode contribuir na diminuição dos efeitos deletérios do envelhecimento, proporcionando um impacto positivo na autonomia dos idosos, que pode ser percebido no desempenho das atividades de vida diária. Dessa forma, o objetivo dessa
revisão integrativa foi analisar se o método Pilates influencia a qualidade de vida dos idosos. Com recorte temporal dos últimos cinco anos (2016-2021). Foram incluídas publicações que retratassem a temática proposta, artigos completos, nos idiomas português e inglês. Foram excluídos os estudos de caso, revisões de literatura e publicações duplicadas. Ao total foram inclusos oito artigos para compor essa revisão, com uma amostra composta de 307 idosos. Os questionários para avaliar a QV do idosos mais utilizados nos estudos foram o WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD. Todos os estudos apresentaram melhora relevante nos domínios da QV dos idosos, mesmo utilizando de instrumentos diferentes de QV.
Descrição:
ARAÚJO, Mayrla Silveira de. Qualidade de vida dos idosos praticantes do método pilates: uma revisão integrativa. 2022. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.