dc.description.abstract |
Este trabalho investiga o Ensino de Língua Espanhola (ELE)1 sob uma perspectiva intercultural. Dessa forma, nossas considerações partem das vivencias nos estágios supervisionados de observação e intervenção no nível de Ensino Fundamental, por meio do Projeto de Extensão “Espanhol para a comunidade”, ambos desenvolvidos na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus VI. À vista disso, nosso objetivo geral é analisar quais são as contribuições da Interculturalidade para o ELE, além disso, nossos objetivos específicos comtemplam a relação entre língua e cultura, demonstrando como a Interculturalidade contribui para o ELE, e, por último, identifica-se, a partir de experiências dos estágios supervisionados, a abordagem intercultural no ELE. Partindo deste raciocínio, nossa discussão ressalta a importância da inclusão social, cultural e linguística dentro e fora da escola, pois, defendemos que a partir do convívio com outras culturas, por meio de um novo idioma, os estudantes usufruem da oportunidade de romperem (pre)conceitos formando, assim, cidadanias mais generosas. Vale ressaltar, que este estudo possue caráter bibliográfico; e experiências de estágios supervisionados, sendo fundamentado, principalmente nos seguintes autores: Bakhtin (2006), Brasil (1998), Candau (2008), Coelho (2013), Texeira (2020), Unternbäumen (2015). Portanto, a Interculturalidade no processo de ensino/aprendizagem de ELE é considerada uma importante ferramenta, capaz de construir uma relação entre os discentes e o mundo, possibilitando, dessa maneira, uma convivência que respeita as diferenças, contribuindo para transformar o ensino/aprendizagem. |
pt_BR |