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A educação das crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em tempos de pandemia

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dc.contributor.author Silva, Natália Fernanda Isidro da
dc.date.accessioned 2022-04-04T18:48:25Z
dc.date.available 2022-04-04T18:48:25Z
dc.date.issued 2022-03-11
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26206
dc.description SILVA, N. F. I. da. A educação das crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em tempos de pandemia. 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo principal verificar a situação da inclusão das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Estadual de Ensino Fundamental Desembargador Amaro Beltrão, no município de Mulungu-PB, durante a pandemia da Covid-19, a fim de melhor compreender o papel da escola regular em meio aos desafios e possibilidades que se fazem presentes na educação inclusiva. Como parte do processo metodológico, este trabalho traz uma pesquisa de cunho qualitativo em educação com caráter exploratório. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, incluindo materiais já publicados acerca da temática do presente estudo em sites como: Anped, Scielo, Google Acadêmico e o acervo da Biblioteca da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sucedendo das leituras nos livros Mantoan (2015), Gaiato (2018), entre outros. Além da análise desses documentos foi realizada uma pesquisa documental, com fundamentação nos documentos oficiais referentes às políticas públicas educacionais na área inclusiva. Foram consultados documentos, tais como: a Constituição Federal (1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Declaração Mundial de Educação Todos (1990), a Declaração de Salamanca (1994), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1961, 1971 e 1996), as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001) e a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (2012). Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário on-line com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Mediante os resultados deste estudo, percebe-se a relevância de pesquisas acerca da educação dos estudantes com TEA para que novos caminhos sejam abertos, tendo em vista a garantia do direito à educação a esse público da educação especial numa perspectiva de educação inclusiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Débora Regina Fernandes Benício pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Pandemia da Covid-19 pt_BR
dc.title A educação das crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em tempos de pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


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