Resumo:
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de uma aula não tradicional de
História, para aulas no Ensino Básico, que possa instigar conhecimento significativo para os
alunos, para construção/valorização de identidade de jovens. Usando o estilo musical rap,
pensando-o como fonte histórica e instrumento metodológico para se pensar assuntos
importantes da disciplina de História, nesta proposta uso a música Boa Esperança, do rapper
Emicida, e proponho uma leitura da música que possa construir narrativas acerca da
obrigatoriedade da lei 10.639/003 no currículo escolar. A pesquisa baseia-se no fato do alcance
popular do estilo musical entre os jovens das escolas públicas - em sua maioria, pretos, pobres
e periféricos- e o gosto e identificação pessoal pelo estilo. As principais conclusões mostram
que esse Rap tem o potencial de ser um recurso metodológico facilitador no processo de ensino aprendizagem e pode aproximar o aluno a sua realidade, trazendo significações aos conteúdos
estudados e sua vivência. Mediado pelo professor, proponho o uso da música para ensinar e
aprender História e a valorizar a vida e cultura afro-brasileiras e africanas, abordando conteúdos
que criam narrativas acerca desse conteúdo.
Descrição:
RAMALHO, E. da S. Rap nacional nas aulas de história: contribuições para o processo de formação de identidade de jovens. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.