UEPB - Repositório Digital

Rap nacional nas aulas de história: contribuições para o processo de formação de identidade de jovens

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ramalho, Elizângela da Silva
dc.date.accessioned 2022-04-06T00:03:55Z
dc.date.available 2022-04-06T00:03:55Z
dc.date.issued 2022-03-29
dc.identifier.other CDD 372.19
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26232
dc.description RAMALHO, E. da S. Rap nacional nas aulas de história: contribuições para o processo de formação de identidade de jovens. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de uma aula não tradicional de História, para aulas no Ensino Básico, que possa instigar conhecimento significativo para os alunos, para construção/valorização de identidade de jovens. Usando o estilo musical rap, pensando-o como fonte histórica e instrumento metodológico para se pensar assuntos importantes da disciplina de História, nesta proposta uso a música Boa Esperança, do rapper Emicida, e proponho uma leitura da música que possa construir narrativas acerca da obrigatoriedade da lei 10.639/003 no currículo escolar. A pesquisa baseia-se no fato do alcance popular do estilo musical entre os jovens das escolas públicas - em sua maioria, pretos, pobres e periféricos- e o gosto e identificação pessoal pelo estilo. As principais conclusões mostram que esse Rap tem o potencial de ser um recurso metodológico facilitador no processo de ensino aprendizagem e pode aproximar o aluno a sua realidade, trazendo significações aos conteúdos estudados e sua vivência. Mediado pelo professor, proponho o uso da música para ensinar e aprender História e a valorizar a vida e cultura afro-brasileiras e africanas, abordando conteúdos que criam narrativas acerca desse conteúdo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Luciana Calissi pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de hitória pt_BR
dc.subject RAP pt_BR
dc.subject Identidade de jovens pt_BR
dc.subject Construção histórica pt_BR
dc.title Rap nacional nas aulas de história: contribuições para o processo de formação de identidade de jovens pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta