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A formação do Ser humano em sociedade e sua educação se dão cada vez mais com a ajuda da mídia como meio difusor de informações, geralmente ampliando a oferta de informações como também a influência sobre os aspectos culturais, do cotidiano ao educacional e que geralmente se convergem entre si, geralmente, de acordo com os interesses dos grupos sociais envolvidos. Nesse cenário surgem questões como: 1) Como a influência da comunicação interioriza no ser os elementos necessários para a permanência do “status quo” social vigente? E 2) Como é a influência da mídia nos processos educacionais e quais seus interesses? Com o objetivo de compreender as formas de controle social inseridas na sociedade e no setor educacional por parte de seus agentes históricos, com o auxílio da comunicação e da mídia moderna. Para isso, o trabalho se apoiou nos interpretadores de Heidegger (1979) na questão da formação do Ser, Vasconcelos (1996) e Sousa (2006) com referência ao poder da comunicação e com Saviani (2013), Marcondes (1997), Werthein (2000) e Santos (2009) sobre a(s) possibilidade(s) e dificuldade(s) de mudanças estruturais da educação na sociedade da informação. Esta pesquisa é bibliográfica e analisou mudanças de paradigmas nas sociedades moderna e contemporâneas ocidentais e suas relações de poder, fazendo uso dos meios de comunicação e dos efeitos da mídia na educação. Conclui-se que a mídia, e seu aparato tecnológico em cada tempo, junto aos processos educacionais, representou importante e inteligentemente meio para a formação do imaginário coletivo, influenciando o comportamento humano. |
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