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Era uma vez a literatura na escola: uma prática mediada pela releitura A Bela Adormecida do Samba no ensino fundamental II

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dc.contributor.author Santos, Maria Izabel de Oliveira
dc.date.accessioned 2022-04-06T14:08:35Z
dc.date.available 2022-04-06T14:08:35Z
dc.date.issued 2022-03-23
dc.identifier.other CDD 801.959
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26258
dc.description SANTOS, M. I. de O. Era uma vez a literatura na escola: uma prática mediada pela releitura A Bela Adormecida do Samba no ensino fundamental II. 2022. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Ao observarmos a origem e a evolução da Literatura Infantil e Juvenil, percebemos que essa literatura está ligada a determinados interesses educativos, os quais se modificam consoante à época e ao contexto de produção. Atualmente, a relação entre a literatura e a educação formal, ou seja, a escola, ainda enfrenta dificuldades para sua efetivação em sala de aula, tornando-se importante que o professor busque novos caminhos, que enxerguem o potencial da literatura e a sua importância para a formação humana dos alunos. Partindo desse pressuposto, o presente estudo objetiva descrever as ações que ocorreram durante o trabalho com o texto literário A Bela Adormecida do Samba, em turmas do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental II, na E.E.E.F. Antenor Navarro, em aulas remotas de Língua Portuguesa, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Com efeito, nossa pesquisa traz uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, de viés bibliográfico, tendo em vista que recorremos às teorias da área literária para discutir e planejar ações, as quais foram materializadas em uma intervenção pedagógica. Para tanto, tendo como ponto de partida a sequência básica de Rildo Cosson, utilizamos como alicerce os princípios do letramento literário e elegemos as releituras brasileiras dos contos de fadas como aliadas na promoção dessa experiência. Em virtude disso, firmamos nosso trabalho em Coelho (1985, 2000), Cadermatori (2006), Dalvi (2013), Cosson (2020, 2021), Aguiar (2012), BNCC (Brasil, 2018), entre outros. A partir dos resultados alcançados nessa experiência, notamos que é possível introduzir a leitura literária em sala de aula, de modo a valorizar o viés humanizador da literatura. Diante disso, os alunos, por intermédio da leitura, realizaram atividades e trocaram ideias, o que contribuiu para os discentes refletirem sobre o texto e dialogarem sobre si mesmos e sobre os outros. Assim, essas vivências demonstram sua significância não só no contexto escolar, como também, fora dele, posto que resultam em experiências importantes para a vida. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rosângela Neres Araújo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantojuvenil e ensino pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Releituras dos contos de fadas pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.title Era uma vez a literatura na escola: uma prática mediada pela releitura A Bela Adormecida do Samba no ensino fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


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