Resumo:
A presente monografia, a priori, vem trazer uma discussão sobre o entendimento
das categorias de análise território, territorialidade e microterritorialidade manifestadas dentro
da escola, na qual através de um estudo de caso do Centro Educacional Raul de Freitas
Mousinho, localizado na cidade de Guarabira/PB por meio dos diversos grupos das salas de
aulas frente à geografia escolar, com enfoque nos/nas estudantes do fundão pôde-se realizar
uma análise comparada de duas turmas de 6° anos A e B do turno manhã no ano de 2019. Tal
proposta surgiu a partir das componentes curriculares “Estágio Supervisionado em Geografia I
e II” do curso de Licenciatura Plena em Geografia pela UEPB onde era notada uma diversidade
expressiva de agrupamentos sociais nos espaços escolares. Com isso, foi guiado o trabalho pela
Geografia Humanística, pois ajudou a compreender como se organizam e interagiam esses/as
educandos/as entre eles/as mesmos/as e com a educadora. Para tanto, se fez uso do método
hermenêutico-fenomenológico porque permitiu analisar as relações subjetivas e intersubjetivas
entre os seus membros. Como metodologia utilizou-se de entrevistas semiestruturadas,
referencial teórico e a própria observação incorporada para tal finalidade, cujo o objetivo
principal foi comparar as turmas do fundão (TF) dos 6° anos A e B em como se manifestavam
frente às aulas de geografia da escola supracitada. Os resultados se debruçaram em sua maioria
na ideia estigmatizada de que eram bagunceiros/as a TF e que possuíam certas diferenças tal
grupo mediante alternativas de aulas dinâmicas ou não vista pela professora regente.
Descrição:
ANDRADE, M. de O. Análise comparada das turmas do fundão no ensino de geografia: um estudo de caso do Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho na cidade de Guarabira/PB. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.