UEPB - Repositório Digital

Análise comparada das turmas do fundão no ensino de geografia: um estudo de caso do Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho na cidade de Guarabira/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Melquisedek de Oliveira
dc.date.accessioned 2022-04-07T13:53:40Z
dc.date.available 2022-04-07T13:53:40Z
dc.date.issued 2022-03-30
dc.identifier.other CDD 907
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26285
dc.description ANDRADE, M. de O. Análise comparada das turmas do fundão no ensino de geografia: um estudo de caso do Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho na cidade de Guarabira/PB. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A presente monografia, a priori, vem trazer uma discussão sobre o entendimento das categorias de análise território, territorialidade e microterritorialidade manifestadas dentro da escola, na qual através de um estudo de caso do Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho, localizado na cidade de Guarabira/PB por meio dos diversos grupos das salas de aulas frente à geografia escolar, com enfoque nos/nas estudantes do fundão pôde-se realizar uma análise comparada de duas turmas de 6° anos A e B do turno manhã no ano de 2019. Tal proposta surgiu a partir das componentes curriculares “Estágio Supervisionado em Geografia I e II” do curso de Licenciatura Plena em Geografia pela UEPB onde era notada uma diversidade expressiva de agrupamentos sociais nos espaços escolares. Com isso, foi guiado o trabalho pela Geografia Humanística, pois ajudou a compreender como se organizam e interagiam esses/as educandos/as entre eles/as mesmos/as e com a educadora. Para tanto, se fez uso do método hermenêutico-fenomenológico porque permitiu analisar as relações subjetivas e intersubjetivas entre os seus membros. Como metodologia utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, referencial teórico e a própria observação incorporada para tal finalidade, cujo o objetivo principal foi comparar as turmas do fundão (TF) dos 6° anos A e B em como se manifestavam frente às aulas de geografia da escola supracitada. Os resultados se debruçaram em sua maioria na ideia estigmatizada de que eram bagunceiros/as a TF e que possuíam certas diferenças tal grupo mediante alternativas de aulas dinâmicas ou não vista pela professora regente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luiz Arthur Pereira Saraiva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estudantes do fundão pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado em geografia pt_BR
dc.subject Geografia humanística pt_BR
dc.title Análise comparada das turmas do fundão no ensino de geografia: um estudo de caso do Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho na cidade de Guarabira/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta