Resumo:
A legislação educacional brasileira assegura as pessoas com deficiência o direito de terem sua
formação em salas de aula da escola regular de ensino com vistas a promoção de uma educação
especial e inclusiva. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo investigar a atuação e
as percepções dos docentes sobre a educação especial e inclusiva na rede estadual de ensino na
cidade de Pombal-PB. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa e
quantitativa, de cunho descritivo e explicativo a partir da pesquisa bibliográfica com os estudos
de Santos (2003), Mendes (2010), Conceição (2012), Sandes e Moreira (2018), e de um survey,
conforme orientações de Fonseca (2002) e Gil (1999; 2002). Como instrumentos de pesquisa
para coleta de dados definiu-se um questionário semiestruturado, desenvolvido na plataforma
Google Forms. A amostra é composta por 10 (dez) professores em atuação na Rede Estadual
de Ensino da cidade de Pombal-PB. Os dados revelaram que a educação inclusiva está presente
no dia a dia dos professores e, consequentemente, no processo educativo dentro da sala de aula,
porém com limitações que carecem de mais análises e melhorarias para alcançar um
significativo processo educacional especial e inclusivo. Por fim, conclui-se que a formação
continuada é um fator viável para contribuir com o desenvolvimento profissional e didático dos
professores vislumbrando a melhoria e adaptações necessárias no processo de ensino e
aprendizagem dos seus alunos com deficiências.
Descrição:
ALMEIDA, F. R. M. Análise da percepção dos professores da rede estadual de ensino da cidade de Pombal - PB sobre educação especial inclusiva. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.