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Este trabalho apresenta discussões a respeito das salas multisseriadas, abordando os desafios e as possibilidades no processo de ensino e aprendizagem na Educação do Campo. O respectivo estudo tem como objetivo geral: compreender o trabalho docente com salas multisseriadas e o caminho didático e metodológico utilizado para auxiliar na construção do conhecimento; e como objetivos específicos: contextualizar o processo histórico das escolas do campo e o trabalho pedagógico com salas multisseriadas; averiguar como o(a) docente desenvolve sua prática em uma sala multisseriada; discutir estratégias metodológicas que auxiliem no processo de aprendizagem dos(as) alunos(as) em salas multisseriadas. A metodologia utilizada se caracteriza como uma pesquisa de cunho qualitativa em educação, sendo também uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário estruturado, pelo Google Forms, com perguntas abertas, direcionado à 5 professores(as) da rede municipal de ensino da cidade de Alagoinha-PB, atuantes em salas multisseriadas. Como aporte teórico utilizou-se os seguintes autores e autoras: Arroyo e Fernandes (1999), Santos, (2010), Hage (2006), Medrado (2012), Freire (1989, 1996), Libâneo (1994), Prado (1995), Fazenda (2008), Pimenta e Lima (2017), Tardif (2012), dentre outros(as) que abordam a educação do campo, a prática pedagógica nas salas multisseriadas e a importância da formação docente; abordagens relevantes que nos dão subsídios teóricos para as discussões. Os resultados da pesquisa mostraram, nas falas dos(as) informantes, que é desafiador trabalhar com salas multisseriadas, porém, os(as) mesmos(as) reconhecem a importância de desenvolver conteúdos associados com o meio em que os alunos vivem e com atividades coletivas, utilizando metodologias que se adequam ao perfil de cada turma. Além da importância da formação inicial e contínua para os docentes atuarem nas salas multisseriadas. |
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