Resumo:
O presente trabalho de Conclusão de Curso objetivou compreender as implicações
entre a formação docente e a prática educativa dos professores durante a inclusão
de alunos surdos, dentro da sala de aula do ensino regular. Nesse sentido, a
pesquisa se preocupou em saber quais as implicações entre a formação docente e a
prática educativa na rede regular de ensino para atendimento de estudantes surdos?
E, como se desenvolve a comunicação e, consequentemente, a interação dos
docentes com alunos surdos em sala de aula, tendo em vista suas práticas
educativas em um espaço que não se utiliza a Libras? Para tanto, a fundamentação
teórica nos respaldamos em: Mantoan (2003), Silva e Sena (2015), Valentim e
Santos (2017), Barros e Lopes e Garla (2018), Gonçalves e Festa (2019) e Ferreira,
Almeida e Nascimento (2019), entre outros autores. A metodologia empregada foi de
caráter qualitativo, exploratória e descritiva, na qual realizamos uma pesquisa de
campo. O lócus foi uma Escola do Campo do município de Tacima - PB e teve como
sujeitos: um estudante surdo e professoras da unidade de ensino que tiveram
experiência com este aluno. O instrumento para a coleta de dados utilizado foi a
entrevista semiestruturada, continha 12 questões e tratavam sobre as posturas que
os profissionais têm acerca do aluno surdo, suas práticas educativas em sala de
aula, as implicações com a formação e as dificuldades encontradas para a sua
realização prática e os apontamentos para efetivação de uma educação básica
inclusiva na perspectiva das docentes. Os resultados da pesquisa nos revelaram as
fragilidades a respeito da formação docente, falta de recursos e que isso reflete
visivelmente na inclusão de alunos surdos, se tornando um impasse em sua
educação. Além disso, outro aspecto a ser considerado são as reformulações na
prática pedagógica, a efetivação de parceria com o Atendimento Educacional
Especializado (AEE) e a contratação de profissionais capacitados compatíveis com a
responsabilidade exercida. Assim, é essencial uma formação de professores
consistente e contínua, aliada a um trabalho coletivo entre os pares na escola e o
compromisso de um atendimento de qualidade para o alunado surdo. Ressalta-se
que esse contexto solicita medidas como apoio institucional e implementação de
políticas públicas de investimento em educação continuada em Libras, para os
docentes que atuam na Educação Básica, especificamente, nos anos iniciais do
Ensino Fundamental.
Descrição:
SILVA. R. do S. da. Formação docente e as práticas educativas: inclusão ou integração do aluno surdo na rede regular de ensino?. 2022. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.