UEPB - Repositório Digital

Estudo comparativo entre alunos e não alunos de pensamento computacional no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Amaral, Priscylla Kelly França de
dc.date.accessioned 2022-04-08T00:16:45Z
dc.date.available 2022-04-08T00:16:45Z
dc.date.issued 2022-03-22
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.358
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26316
dc.description AMARAL, P. K. F. Estudo comparativo entre alunos e não alunos de pensamento computacional no ensino fundamental. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O Pensamento Computacional é um tema pontual na educação, ele já faz parte da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e é um tema bastante discutido em trabalhos científicos desde meados de 1960. Sua ideia está cada vez mais difundida. Este trabalho tem como objetivo comparar a relação entre duas turmas de alunos, onde uma delas possui algum tipo de conhecimento dos assuntos que compõem o Pensamento Computacional, e uma turma que não tem conhecimentos desses assuntos. Com isso, almejamos difundir ainda mais a ideia de que o Pensamento Computacional que é um tema importante para a educação básica, pois o seu ensino torna os alunos mais aptos para as necessidades que as novas gerações necessitam e para os desafios da sociedade contemporânea. Este trabalho se aproxima de um estudo de caso onde se propõe a utilização da pesquisa primária, aplicada, qualiquantitativa e descritiva. Para isso foi produzido um teste, com questões relacionada aos pilares do Pensamento Computacional. Este teste foi retirado de conteúdos relacionados ao Pensamento Computacional em sites muito difundidos para o ensino do mesmo. O teste foi aplicado em duas turmas, uma que possuía algum grau de estudo sobre Pensamento Computacional e outra que não tinha em seu currículo qualquer abordagem sobre o assunto. Foi perceptível que nas questões mais difíceis, a turma que possuía algum grau de conhecimento sobre Pensamento Computacional se saiu melhor que a que não possuía esse conhecimento. A partir disso, é possível conscientizar a sociedade para a produção de conteúdo que supram a necessidade dessas novas gerações, para que elas estejam preparadas para as necessidades que demandam a atualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Alves Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pensamento Computacional pt_BR
dc.subject Currículo escolar pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Ensino de informática pt_BR
dc.title Estudo comparativo entre alunos e não alunos de pensamento computacional no ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta