Resumo:
O presente artigo tem como objetivo apresentar como foi a experiência em sala de aula por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Nele buscamos relacionar o que aprendemos no espaço acadêmico com a realidade do espaço escolar; nele são também discutidas atividades realizadas na sala de aula que foram fundamentadas a partir de questões discutidas nas reuniões do programa. Considerando, o aluno enquanto cidadão e agente de seu tempo. Desta forma, tivemos a oportunidade de nos depararmos com a realidade, e de analisarmos se a teoria condiz com a prática por meio de intervenções nas escolas e experimentações pedagógicas. Buscamos perceber em meio a essa experiência a importância do ensino de história, como objetivo de mudanças sociais nas diversas estruturas organizacionais da comunidade escolar. Com tudo, serão apresentados neste artigo reflexões, experiências e significados do programa, bem como alguns aspectos da fundamentação teórica, que foram a base da prática pedagógica nas três escolas participantes do programa.
Descrição:
CRUZ, R. S. da. Experiências pibidianas: relato de experiência em três escolas públicas paraibanas (2018/2019). 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.