Resumo:
Tendo em vista que o mundo atualmente vive uma imersão quase que total no universo das redes sociais digitais, esse trabalho se propõe a analisar tal fato e debruçou-se em apresentar a música “Desconstrução”, de Tiago Iorc, e, a partir dela, refletir sobre questões que envolvem as redes sociais digitais, suas formas de uso, interação e seu impacto na produção de subjetividades no mundo contemporâneo. Para tanto, é necessário entender quais consequências o uso contínuo das redes sociais pode trazer, que tipo de sujeito essas redes têm criado e quais mudanças no comportamento das pessoas são fruto das experiências delas nas redes sociais. Pessoas comuns, de todas as partes do mundo passaram a se utilizar de diversas ferramentas e dispositivos para expor sua intimidade voluntariamente. Tal exposição tornou-se palco para a criação de personagens que se auto representam e interpretam sua própria vida por meio de “confessionários eletrônicos”. Neste percurso, as noções de “narcisismo digital”, “práticas confessionais” e “esferas pública e privada” tornaram-se ideias chaves em nossa linha de interpretação, partindo de uma revisão bibliográfica baseada em autores, como Han (2015, 2017, 2018), Sibilia (2016), Bauman (2008) e Silva (2020).
Descrição:
FREITAS, R. P. S. Narcisismo digital, práticas confessionais e subjetividades: uma reflexão a partir da música “Desconstrução”, de Tiago Iorc. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.