Resumo:
A pandemia gerada pelo novo coronavírus tem causado diversos impactos à educação. O presente trabalho tem como finalidade apresentar e analisar as percepções dos discentes do curso de Ciências Contábeis, frente à mudança de aulas presenciais, para aulas no Ensino Remoto Emergencial (ERE), nesse cenário
de pandemia e distanciamento social. O estudo foi realizado em setembro de 2021 e dirigido aos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizada em Monteiro, Paraíba, Brasil. Foi aplicado um questionário com questões fechadas e abertas, através de um formulário online enviado aos discentes do curso. A amostra compôs 53 participantes do 4º período ou maiores. Os principais resultados evidenciam que 49,1% dos participantes se adaptaram de forma mediana e 66% têm preferência pelas aulas presenciais. Todavia, apesar da mudança inesperada, a maior parte dos alunos (66%) afirmaram se adequar à plataforma utilizada pela instituição. Nas questões abertas, a dificuldade mais apontada pelos discentes se encontra no foco e absorção dos conteúdos. As disciplinas de mais complexidade foram os estágios I, II e III, contabilidade de custos e análise de custos. A pesquisa constitui-se exploratória e explicativa, de abordagem em estudo de caso. O método da pesquisa constitui-se indutivo e a análise de dados com base em estatística descritiva.
Descrição:
MARANHÃO, M. T. B. Percepções discentes em Ciências Contábeis quanto a adaptação para as aulas no ensino remoto emergencial idealizado em tempos de pandemia (Covid-19): um estudo desempenhado na UEPB. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. [Artigo]