UEPB - Repositório Digital

Metodologias e práticas pedagógicas: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Feitoza, Marilia Keliane Cordeiro
dc.date.accessioned 2022-04-08T11:27:04Z
dc.date.available 2022-04-08T11:27:04Z
dc.date.issued 2022-04-06
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26327
dc.description FEITOZA, M. K. C. Metodologias e práticas pedagógicas: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo em torno da influência que as metodologias e práticas pedagógicas exercem no processo de ensino-aprendizagem. Refeletindo sobre essas influências a partir de aparatos teóricos e da experiência no projeto de extensão Juventude em cena: educação, cultura e sociabilidades, desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o projeto ocorreu em duas unidades escolares do munícipio de Monteiro-PB, a primeira unidade foi a escola Bento Tenório (zona-rural) e a segunda unidade foi a escola Miguel Santa-Cruz (zona-urbana), onde foram observadas realidades totalmente diferentes, bem como o trabalho com metodologias e práticas pedagógicas distintas . Ao longo do projeto extensionista foram desenvolvidas atividades que tinham como principal objetivo colocar os alunos em “cena” e criar espaços de expressão da condição juvenil nas escolas a partir de suas manifestações culturais, políticas, religiosas, sociais, artísticas e culturais. Ao decorrer dessas atividades se trabalhou com documentários, poesias, gincanas, rodas de conversa, debates, entre outras atividades. O trabalho corresponde a uma pesquisa documental, de método qualitativo. Que busca responder a problemática: como práticas pedagógicas e metodologias de ensino podem interferir no processo de ensino-aprendizagem? De que modo elas interferem na aquisição da aprendizagem? Considerando as intensas transformações que ocorrem na nossa sociedade relacionando-as com o cenário educacional atual, como as metodologias ativas e as práticas dialógicas podem influenciar positivamente o desenvolvimento da educação no contexto de sala de aula? A partir das informações obtidas, ficou evidente que as metodologias e práticas pedagógicas interferem de forma direta no processo de ensino-aprendizagem, de modo que as demandas educacionais atuais apontam para a necessidade do desenvolvimento de competências que vão além do ler e escrever, é necessário a adoção de metodologias e práticas pedagógicas problematizadoras, que levem os alunos a desenvolver criticidade e que atendam as demandas da presente sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profº. Drº. Diêgo Breno Leal Vilela pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas de ensino pt_BR
dc.subject Processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Método de ensino pt_BR
dc.title Metodologias e práticas pedagógicas: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta