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O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo em torno da influência que as metodologias e práticas pedagógicas exercem no processo de ensino-aprendizagem. Refeletindo sobre essas influências a partir de aparatos teóricos e da experiência no projeto de extensão Juventude em cena: educação, cultura e sociabilidades, desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o projeto ocorreu em duas unidades escolares do munícipio de Monteiro-PB, a primeira unidade foi a escola Bento Tenório (zona-rural) e a segunda unidade foi a escola Miguel Santa-Cruz (zona-urbana), onde foram observadas realidades totalmente diferentes, bem como o trabalho com metodologias e práticas pedagógicas distintas . Ao longo do projeto extensionista foram desenvolvidas atividades que tinham como principal objetivo colocar os alunos em “cena” e criar espaços de expressão da condição juvenil nas escolas a partir de suas manifestações culturais, políticas, religiosas, sociais, artísticas e culturais. Ao decorrer dessas atividades se trabalhou com documentários, poesias, gincanas, rodas de conversa, debates, entre outras atividades. O trabalho corresponde a uma pesquisa documental, de método qualitativo. Que busca responder a problemática: como práticas pedagógicas e metodologias de ensino podem interferir no processo de ensino-aprendizagem? De que modo elas interferem na aquisição da aprendizagem? Considerando as intensas transformações que ocorrem na nossa sociedade relacionando-as com o cenário educacional atual, como as metodologias ativas e as práticas dialógicas podem influenciar positivamente o desenvolvimento da educação no contexto de sala de aula? A partir das informações obtidas, ficou evidente que as metodologias e práticas pedagógicas interferem de forma direta no processo de ensino-aprendizagem, de modo que as demandas educacionais atuais apontam para a necessidade do desenvolvimento de competências que vão além do ler e escrever, é necessário a adoção de metodologias e práticas pedagógicas problematizadoras, que levem os alunos a desenvolver criticidade e que atendam as demandas da presente sociedade. |
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