Resumo:
A ocorrência de florações de cianobactérias em reservatórios de água de abastecimento público tem sido cada vez mais frequente em virtude de sua alta competitividade em ambientes tropicais eutrofizados. A região Nordeste do Brasil é uma das regiões com intensos registros de espécies formadoras de florações, devido às elevadas temperaturas, incidência solar e escassez hídrica. A espécie frequentemente encontrada nos ecossistemas aquáticos é a Microcystis aeruginosa, produtora de microcistina (MC-LR), uma toxina hepatotóxica. Regiões próximas a reservatórios de água geralmente cultivam hortaliças que podem ser contaminadas através da irrigação com água contendo cianotoxinas. O uso de água contaminada com cianotoxina para fins agrícolas pode representar uma ameaça tanto à saúde pública quanto à biota. Os estudos ecotoxicológicos com plantas superiores são uma ferramenta fundamental na análise da qualidade de águas e efluentes, pois associa-se a quantidade e características dos poluentes presentes e o risco à saúde. Este trabalho objetivou efetuar uma revisão bibliográfica sobre os efeitos tóxicos de cianotoxinas em matrizes
ambientais, especialmente culturas de hortaliças. Para o levantamento bibliográfico foram priorizados artigos escritos em inglês e português publicados nos últimos dez anos (2012-2022). Foi possível encontrar em materiais publicados nos últimos 10 anos, informações relevantes quanto a ação dessas toxinas nas plantas. A concentração de MC-LR indicada pela Organização Mundial da Saúde como segura à população humana (1,0 ug.L-1) estimulou a germinação de sementes e crescimento das plantas, enquanto concentrações elevadas acarretaram inibição, necrose e mortalidade. Percebe-se que dentre as hortaliças, a alface é a mais utilizada e relativamente resistente à exposição em cianotoxinas. Os possíveis efeitos causados pela combinação de cianotoxinas e outros poluentes presentes nos ambientes aquáticos devem ser investigados.
Descrição:
SOUSA, Cléo Kaluaná Ferreira de. Efeitos fitotóxicos da água contaminada com cianotoxinas após irrigação em hortaliças. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.