Resumo:
Os desafios enfrentados pela educação devido à pandemia da Covid-19 não são poucos e a escola e família, vistas como parte fundamental para o desenvolvimento da trajetória de vida das pessoas ganhou um papel ainda mais importante em busca de objetivos comuns. O presente artigo traz reflexões sobre esses desafios, sobre o ensino remoto e sobre os impactos que a pandemia causou no sistema educacional, destacando a importância da parceria entre escola e família no desenvolvimento dos alunos e como a participação efetiva das famílias no contexto educacional pode contribuir no processo de aprendizagem, com um olhar mais amplo sobre os métodos de ensino utilizados diante da realidade a qual estamos vivenciando. O objetivo principal é compreender melhor como a participação da família na educação pode ou vem contribuindo com a escola durante o período da pandemia. Nesse sentido, este estudo foi elaborado por meio da pesquisa bibliográfica, e como referencial teórico foram relevantes os estudos e as pesquisas de ARRUDA, 2020; OLIVEIRA (2013); LIBÂNEO, 2009; SANCHES (2020), entre outros. A metodologia foi desenvolvida a partir de revisões de literatura, com as fontes bibliográficas citadas durante a pesquisa; como pesquisa bibliográfica, a discussão fica no âmbito teórico sobre a contribuição das famílias através de uma participação mais ativa na escola durante a pandemia e como essa participação mais ativa pode impulsionar ou inibir o desenvolvimento educacional dos alunos. Diante das reflexões apresentadas relacionadas à atual realidade educacional com a pandemia, fica claro que existem muitos os desafios a serem enfrentados, logo se percebe o quanto é necessário neste momento estreitar laços, caminhar em parceria, estabelecendo a participação ativa da família na vida escolar das crianças.
Descrição:
RÊGO, L. K. P. do. Discussões sobre o ensino remoto em tempos de pandemia: diálogos acerca da relação escola e família. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.