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Uma possível contribuição da filosofia para os problemas de leitura e da escrita

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dc.contributor.author Santos, Marcos Roberto Dantas dos
dc.date.accessioned 2022-04-08T20:05:38Z
dc.date.available 2022-04-08T20:05:38Z
dc.date.issued 2022-03-28
dc.identifier.other CDD 107
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26370
dc.description SANTOS, M. R. D. Uma possível contribuição da filosofia para os problemas de leitura e da escrita. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de filosofia no Brasil encerra em si vários problemas que vão desde a sua desvalorização por não produzir resultados imediatos, até o desinteresse político de uma cultura elitista que não quer investir na possibilidade de que os estudantes aprendam a pensar de forma crítica e autônoma. Isso ajudaria a diminuir o fosso que separa a minoria privilegiada da grande maioria sem privilégios. Diante dessa perspectiva, para que essa situação não se perpetue, fazse necessário pensar em formas de dirimir essa situação frágil em que se encontra o ensino de filosofia no País de forma a não depender de questões partidárias. Dito de outra forma, não depender que determinado lado político lhe apresente uma serventia. No intuito de fazer uma reflexão sobre o papel da filosofia na educação brasileira é preciso que se façam duas questões, quais sejam: existe um futuro para filosofia dentro do contexto atual brasileiro? E, como ela pode contribuir para nossa educação através da leitura e da escrita? Essas questões são bastante pertinentes, principalmente em uma época de graves ataques à educação em geral por um lado, e por outro, o descaso a essa ciência primeira que tem por excelência o conhecimento. Diante disso, almeja-se fazer uma reflexão acerca de medidas que podem ser tomadas para que a filosofia exerça um papel mais relevante e determinante na educação brasileira. A partir disso, o presente trabalho objetiva sugerir, de forma mais geral, a criação e a implementação de um projeto de ensino de filosofia baseado em uma antecipação de seu ensino, bem como a prática de leitura e de escrita para que os alunos se familiarizem desde cedo com os textos filosóficos. E, de forma mais específica, pretende-se apresentar um relato de estágio e do que foi analisado na residência pedagógica, no qual se verificou como a disciplina de filosofia não é levada a sério. Dessa forma, ela não propicia todos os benefícios a que se propõe. Portanto, trata-se de uma pesquisa, em parte bibliográfica e teórico-reflexiva e em parte de campo, uma vez que foram observados os estudantes na experiência do estágio de docência. Ao final chegou-se à conclusão de que a filosofia é uma disciplina que pode contribuir de forma significativa para uma melhoria do problema do letramento, da leitura e da escrita. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa, Dra. Eugênia Ribeiro Teles pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de filosofia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title Uma possível contribuição da filosofia para os problemas de leitura e da escrita pt_BR
dc.type Other pt_BR


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