Resumo:
Este trabalho, de viés bibliográfico, teve por objetivo apresentar uma leitura analítica da obra literária infantil O Pequeno Príncipe Preto, do escritor Rodrigo França, com ilustração de Juliana Barbosa - uma produção desenvolvida em uma perspectiva afro-brasileira, destacando a desconstrução dos estigmas cristalizados com pensamentos de subjugação e opressão, herança da colonização europeia, a qual reproduz as ideias de um contexto considerado o centro do poder político, econômico, científico e cultural. Tal perspectiva de desconstrução tem contribuído para despertar o interesse pelo conhecimento afrodescendente como: ancestralidade, africanidade, colonização, globalização, memória cultura e descolonização. A abordagem apresentada sobre o universo africano, ainda pouco discutido na historiografia do país, foi o que colaborou para a escolha da temática. Buscando responder aos questionamentos dialogamos com diversos pesquisadores, tais como: Almeida (2021), Brasil (2014), Coelho (2000), França (2021), Silva (2018), Rodrigues e Pereira (2021), Duarte (2008), Ramose (2009), Graham (2009), Souza (2018), Camargo (2021), Lima (2006), Peixoto (2009), Mariosa e Reis (2011), Braga e Davi (2015) e Cavalcanti (2002) entre outros. Diante do exposto, é possível concluir que o acesso ao conhecimento de uma representatividade positiva tende a proporcionar além da aceitação da afrodescendência, uma mudança na autoestima.
Descrição:
SANTOS, F. P. dos. O pequeno príncipe preto: aspectos de uma representação étnico-racial. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.