Resumo:
A partir da Educação é que a sociedade como um todo aprofundaram seus conhecimentos
sobre o meio ambiente e a necessidade de preserva ló e consequentemente fixar bases mais
sólidas para uma melhor qualidade de vida. Na área da Educação, os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN) foram implementados em toda a rede nacional de ensino, com a inclusão
dos seguintes temas transversais: meio ambiente, ética, pluralidade cultural, saúde, orientação
sexual e trabalho e consumo. Nessa perspectiva, inclui-se a Educação Ambiental, que é
entendida como processo permanente e contínuo, em prol do desenvolvimento de
competências necessárias para resolver problemas ambientais e sociais. As políticas públicas
estão relacionadas com a educação ambiental no atendimento das demandas sociais e
ambientais. É por intermédio dessa relação que a educação ambiental vem suprimindo e
distanciando, mesmo de maneira tímida, os abismos sociais e ambientais. As políticas
públicas estão relacionadas com a educação ambiental no atendimento das demandas sociais
e ambientais. Os dados demonstram com clareza que a crise ambiental está interligada a
estruturas políticas e sociais, estando dentro de um modelo de desigualdade social e política
indolente frente a essas questões, sendo também um modelo baseado no capitalismo
explorador e gerador de lucros que não prioriza a educação ambiental, o meio ambiente e a
sociedade nela inserida.
Descrição:
LEITE, Luiz Antônio dos Santos. Políticas públicas e educação ambiental: uma revisão bibliométrica da literatura (2016-2020). 2022. 19f. Trabalho de conclusão de curso(Graduação em Administração Publica-EAD), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.