Resumo:
O presente estudo tem como objetivo compreender como as crianças, antes da fase de alfabetização e durante o mesmo processo, aprendem a ler, considerando que essa não é uma tarefa simples e natural, pois no processo de ensino e aprendizagem da leitura devemos considerar as ações envolvidas, tais como esforços cognitivos da criança, o método de ensino, os aspectos sociocognitivos e a sistematização da abordagem. Diante do exposto, buscamos compreender como as crianças desenvolvem o aprendizado da leitura durante o processo de alfabetização. Como parte do procedimento metodológico, utilizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico, com foco nas contribuições da Neurociência para a aquisição da leitura. Para tanto, consideramos a utilização de autores como Cosenza e Guerra (2021), Silva e Barreto (2021), Bears, Connors e Paradiso (2017), entre outros. Os resultados e discussões se deram pela busca sistematizada de monografias e artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, identificando assim suas proximidades com a temática abordada em nosso estudo. Constatamos, através dos trabalhos selecionados, que a Neurociência tem trazido para a educação e para a aquisição da leitura um desenvolvimento significativo e objetivo, ressaltando que o trabalho com a consciência fonológica por meio do modelo de dupla rota é indispensável para a aprendizagem e apropriação do ato da leitura.
Descrição:
SILVA, M. G. R. da. Contribuições da neurociência para o processo de aquisição da leitura na alfabetização: um estudo bibliográfico. 2022. 41f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.