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Nos últimos anos, a internet tem sido um espaço de muita interação entre os indivíduos, o que
vem possibilitando o surgimento de diversos gêneros específicos do meio digital, dentre eles
os memes da internet, objeto do nosso estudo. Nessa direção, sabendo que a leitura é uma
ferramenta fundamental para o processo de ensino/aprendizagem e que o trabalho com
gêneros digitais está em pauta no ensino, nossa pesquisa tem como objetivo geral apresentar
uma proposta pedagógica através do gênero meme para turmas de 9º ano do ensino
fundamental, de modo a incentivar docentes da área de língua portuguesa no desenvolvimento
de estratégias de ensino que sejam mais atrativas para os alunos. Nesse sentido, optamos por
seguir uma metodologia de natureza qualitativa, de cunho descritivo/explicativo.
Considerando o cenário contemporâneo marcado pela multimodalidade dos textos, justifica-se
o trabalho com o gênero meme pelo fato de sua grande circulação nas redes sociais, além da
necessidade de inserir, no ambiente escolar, gêneros que façam parte do cotidiano dos
discentes. Para o embasamento teórico desta pesquisa, optamos por Bakhtin (2003) e
Marcuschi (2010) no que diz respeito ao estudo dos gêneros textuais/discursivos; para as
reflexões sobre leitura nos guiamos por Koch e Elias (2008), e Rojo (2013) para o suporte
teórico sobre multissemioses. Desse modo, acreditamos que a atividade proposta com os
memes, por ser um gênero multimodal, possa oferecer melhores debates, leituras críticas e
reflexão sobre a relação entre a vivência do aluno e seu contexto sócio-histórico, somada ao
desenvolvimento de habilidades indicada por documento oficial. |
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