UEPB - Repositório Digital

Múltiplas leituras a partir do gênero meme: uma proposta pedagógica para o 9º ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Luana Laurentino da
dc.date.accessioned 2022-04-11T23:42:21Z
dc.date.available 2022-04-11T23:42:21Z
dc.date.issued 2022-03-28
dc.identifier.other CDD 028
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26404
dc.description SILVA, L. L. da. Múltiplas leituras a partir do gênero meme: uma proposta pedagógica para o 9º ano do ensino fundamental. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Nos últimos anos, a internet tem sido um espaço de muita interação entre os indivíduos, o que vem possibilitando o surgimento de diversos gêneros específicos do meio digital, dentre eles os memes da internet, objeto do nosso estudo. Nessa direção, sabendo que a leitura é uma ferramenta fundamental para o processo de ensino/aprendizagem e que o trabalho com gêneros digitais está em pauta no ensino, nossa pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta pedagógica através do gênero meme para turmas de 9º ano do ensino fundamental, de modo a incentivar docentes da área de língua portuguesa no desenvolvimento de estratégias de ensino que sejam mais atrativas para os alunos. Nesse sentido, optamos por seguir uma metodologia de natureza qualitativa, de cunho descritivo/explicativo. Considerando o cenário contemporâneo marcado pela multimodalidade dos textos, justifica-se o trabalho com o gênero meme pelo fato de sua grande circulação nas redes sociais, além da necessidade de inserir, no ambiente escolar, gêneros que façam parte do cotidiano dos discentes. Para o embasamento teórico desta pesquisa, optamos por Bakhtin (2003) e Marcuschi (2010) no que diz respeito ao estudo dos gêneros textuais/discursivos; para as reflexões sobre leitura nos guiamos por Koch e Elias (2008), e Rojo (2013) para o suporte teórico sobre multissemioses. Desse modo, acreditamos que a atividade proposta com os memes, por ser um gênero multimodal, possa oferecer melhores debates, leituras críticas e reflexão sobre a relação entre a vivência do aluno e seu contexto sócio-histórico, somada ao desenvolvimento de habilidades indicada por documento oficial. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Iara Ferreira de Melo Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gênero textual/discursivo pt_BR
dc.subject Memes da internet pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title Múltiplas leituras a partir do gênero meme: uma proposta pedagógica para o 9º ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta