Resumo:
RESUMO: O presente trabalho de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo, trata se de uma pesquisa que irá trazer reflexões acerca da avaliação da aprendizagem,
haja vista, o cenário atual que vivenciamos devido a pandemia causada pela Covid 19. A pesquisa tem como objetivo principal analisar historicamente os estudos acerca
da avaliação, compreendendo as dificuldades existentes para sua efetivação,
realçando os instrumentos que possam auxiliar neste processo. O trabalho busca
responder a seguinte questão problema: As avaliações de aprendizagem durante o
ensino remoto emergencial estão acontecendo de forma adequada?. Partindo desse
viés, o eixo desta pesquisa é entender como estão sendo realizadas as avaliações de
aprendizagem e os métodos em tal período. Perante essa concepção, é necessário
refletir acerca de uma adaptação destes métodos para que assim, seja possível
realizar avaliações que comtemplem os critérios necessários para sua efetivação.
Este estudo discorre brevemente sobre a historicidade da avaliação, abarcando seus
aspectos legais e sua trajetória até os dias atuais. O trabalho contou com o aporte
teórico de vários autores e dentre eles destacamos: Barreyro (2014); Brasil (2020);
Mainardes (2016); Menezes (2021), e outros. O artigo justifica-se pelo fato de trazer
uma análise do processo avaliativo da aprendizagem e apresentar a sua
complexidade diante do cenário pandêmico nos âmbitos educacionais trazendo em
seu seio um grau de importância ao apresentar a avaliação da aprendizagem como
um instrumento que apresenta multifaces da nossa realidade. Deste modo, a pesquisa
em questão revela que a avaliação da aprendizagem é um instrumento regulador e
para que se efetive nos âmbitos educacionais é preciso que ela aconteça de maneira
justa se adequando as multifaces da nossa realidade.
Descrição:
SOARES, W. E. N.. A Avaliação da aprendizagem durante o ensino remoto emergencial causado pela pandemia da COVID-19. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.