UEPB - Repositório Digital

O papel da monitoria remota na formação do discente - Um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Mikelle Araújo
dc.date.accessioned 2022-04-12T10:51:17Z
dc.date.available 2022-04-12T10:51:17Z
dc.date.issued 2021-10-04
dc.identifier.other CDD 372.6521
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26415
dc.description GOMES, Mikelle Araújo. O papel da monitoria remota na formação do discente - um relato de experiência. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A monitoria é um programa acadêmico destinado a discentes de cursos de graduação, que vem se apresentando como instrumento de incentivo à formação docente e despertando a aspiração de uma futura carreira docente. No ano de 2020, devido a situação global de pandemia pela propagação da COVID-19, foram recomendadas por meio de decretos e portarias medidas de distanciamento social. Essas medidas causaram um forte impacto sobre o ensino em todos os níveis de formação, ocasionando a suspensão de atividades presenciais e migração do ensino para o formato remoto. Desta forma, a docência e a monitoria também precisaram se adequar ao novo contexto de ensino e aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência vivenciada na monitoria remota dos componentes curriculares “Introdução à Epidemiologia e Políticas de Saúde” e “Políticas de Saúde” do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus 1 - Campina Grande - PB. O desenho do estudo foi descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Nas ações, foram utilizadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), com o uso da plataforma Google Workspace for Education, Instagram, Whatsapp Messenger, Mentimenter e Socrative. Foram utilizadas as metodologias ativas, tais como: o brainstorm, problematização, sala de aula invertida e criação de fóruns para interação com discentes. A monitoria atuou ativamente contribuindo na comunicação direta com os discentes, auxiliando no processo de aprendizagem, além de intermediar o contato discente-docente e colaborar junto à docência. Em conclusão, percebeu-se a necessidade de adaptação e flexibilização da prática dos docentes e monitores a uma nova forma de ensino, possibilitando a consolidação do processo de experiência acadêmica, além de noções de responsabilidade, compromisso e dedicação, essenciais na formação profissional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Renata Cardoso Rocha Madruga pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Monitoria pt_BR
dc.subject Tecnologias de informação e comunicação pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title O papel da monitoria remota na formação do discente - Um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta