Resumo:
Introdução: A Educação Interprofissional (EIP) é uma importante ferramenta para que os profissionais de saúde sejam capazes de atuar em equipe e de forma participativa na perspectiva da integralidade. A EIP e as práticas colaborativas são um marco teórico-conceitual e metodológico, com grande potencial para induzir mudanças na formação dos profissionais de saúde, e consequentemente, para a realidade dos serviços de saúde. Apesar da existência de legislação que indique a inserção desses conceitos na formação dos profissionais de saúde, suspeita-se que a formação em saúde ainda não contemple essa abordagem. Objetivo: Verificar o alinhamento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) nos cursos de formação dos profissionais da área da saúde da Universidade Estadual da Paraíba à proposta da educação interprofissional. Metodologia: Trata-se de um estudo documental com abordagem qualitativa, realizado nos anos de 2020 e 2021, tendo como objeto de estudo as DCN dos cursos da área da saúde contemplados no projeto PET-Saúde Interprofissionalidade UEPB/SMS, a saber: Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Psicologia, Farmácia, Educação Física e Odontologia. Resultados e Discussões: As sete DCN selecionadas para o estudo foram analisadas na perspectiva da integralidade frente aos seis domínios da EIP. As DCN foram publicadas entre os anos de 2001 e 2021, sendo as DCN de Odontologia as mais recentes. As únicas DCN que contemplaram todos os domínios foram as dos cursos de Odontologia e Psicologia. O domínio Comunicação Interprofissional esteve presente em todas as DCN; a Atenção Centrada no Paciente não foi verificada apenas nas DCN de Educação Física; e a Liderança Colaborativa se apresentou em todas as DCN, exceto, nas de Serviço Social. Foram identificadas pouquíssimas menções que contemplassem os domínios da Clarificação de Papéis, Dinâmica de Funcionamento da Equipe e Resolução de Conflitos Interprofissionais. Conclusão: A análise nos permitiu concluir a necessidade da atualização da maioria das DCN dos cursos analisados, considerando o ano em que foram publicadas, sendo isso um dos motivos que podem ser elencados para justificar o fato de não contemplarem plenamente a proposta da EIP, embora, práticas já possam estar sendo desenvolvidas. Ainda, se observaram traços da uniprofissionalidade em DCN específicas, pois apesar de apresentarem e assegurarem pontos importantes para a aplicabilidade da EIP, não contemplaram todas as categorias discutidas.
Descrição:
SOUZA, Ana Raquel Silva. Análise das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos da saúde na Perspectiva da Integralidade. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.