Resumo:
O presente trabalho aborda a relevância do programa Residência Pedagógica dentro da formação docente e no autorreconhecimento como profissional da educação, focando principalmente na formação do docente de Letras-Inglês. Apresentando toda a trajetória de uma primeira fase do programa governamental realizado no ano de 2018 - 2020, trazendo pontos primordiais de um relato de experiência em sala de aula, como também abordando todo um primeiro contato por parte dos discentes em uma escola de ensino básico atribuindo a um estágio não obrigatório. Foi possível constatar resultados positivos dentro da escola ao implantar projetos juntamente com a preceptora, como também trabalhar o encurtamento de vínculos entre a IES e a escola de ensino básico. Além disso, destacamos a importância desse contato com a sala de aula ainda durante a graduação, ao dar ao discente a sua primeira experiência em sala de aula fazendo despertar a sua identificação profissional. Para fundamentação procuramos trazer em nosso aporte teórico FREIRE (1996), PAIVA (2009), PAIVA (2014), SAUSSURE (1995), MORAES (2020), COSTA (2008), REICHMAN (2012), LIB NEO (2013), BRONCKART (1999, 2006, 2008), SANTOS (2017) e LOPES & SILVA (2018).
Descrição:
SILVA, J. E. de O. Residência pedagógica: troca de conhecimentos e recognição dentro da formação docente de letras-Inglês. 2022. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.