UEPB - Repositório Digital

Cenas brasileiras: a intersetorialidade entre a educação social no CRAS de Pilões-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria do Livramento Pereira da
dc.date.accessioned 2022-04-12T19:51:09Z
dc.date.available 2022-04-12T19:51:09Z
dc.date.issued 2022-03-31
dc.identifier.other CDD 379.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26459
dc.description SILVA, M. do L. P. da. Cenas brasileiras: a intersetorialidade entre a educação social no CRAS de Pilões-PB. 2022. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Essa pesquisa busca refletir a repeito do egresso do curso de pedagogia, o Educador Social e a implementação da intersetorialidade entre as Políticas Públicas de Educação e Assistência Social, no contexto do oitavo período do curso de pedagogia da UEPB campus III e do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, localizado no município de Pilões na Paraíba. Este estudo está situado no campo da Educação Social e das Políticas Públicas. Utilizamos como aporte teórico autores que discutem os paradigmas de Políticas Educacionais, Intersetorialidade e Serviço Social tendo como objetivo geral analisar como acontece a intersetorialidade nas Políticas Públicas de Educação e Assistência Social, abordando os desafios no contexto CRAS de Pilões-PB. Nesse aspecto, temos como objetivos específicos: a) compreender as políticas de Educação e Assistência Social, a partir da intersetorialidade no CRAS; b) identificar as proposituras da relação entre o Serviço Social e a Pedagogia Social. Para realização desse estudo optamos por abordagem metodológicos de cunho qualitativo/exploratória com procedimento técnico de revisão bibliográfica e da observação participante. Como instrumento, utilizamos questionário de caráter semiestruturado e com questões abertas. As principais fontes foram: Nascimento (2010) Barreto (2020), Maciel (2019), Santos, Paula (2014, Machado (2013), Ghon (2014), Freire (1993), bem como outros materiais como: código de ética do assistente social, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Orientação Técnica Centro de Referencia da Assistência Social, Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 e Norma Operacional Básica-NOB-SUAS. Nossos resultados demonstram a compreensão de que a intersetorialidade entre as politicas públicas, especificamente entre Educação e Assistência Social, traz inúmeros beneficios, porém, ainda não é bem compreendida entre os profissionais que atuam nela. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Raísa Queiroga Barreto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Intersetorialidade pt_BR
dc.subject Educação social pt_BR
dc.subject Serviço social pt_BR
dc.title Cenas brasileiras: a intersetorialidade entre a educação social no CRAS de Pilões-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta