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O estudo aborda a temática do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que compõe a Proteção Social Básica, no âmbito da Política de Assistência Social. A pesquisa investigou a função do Educador Social, no município de Guarabira-PB, que é um dos profissionais que integram a equipe técnica dos CRAS em atuação nas ações socioeducacionais para crianças e adolescentes e buscou analisar, a partir da perspectiva dos educadores sociais, os fatores que comprometem as ações educativas no âmbito dos Serviços de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos - SCFV, do município de Guarabira - PB. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo descritiva e estruturou-se por meio de leituras teóricas de autores/as, como: Brasil (2004), Brasil, (2009), Minate; Andrade, (2020), entre outros. Foram entrevistados dez (10) educadores sociais, que representam 100% dos profissionais que ocupam essa função no município de Guarabira. Os dados foram coletados via questionário composto por perguntas semiestruturadas no formato on-line (Google Forms), disponibilizado virtualmente durante os meses de fevereiro/março de 2022.Os resultados evidenciam a importância socioeducativa das atividades promovidas como forma de amenizar as situações de vulnerabilidades vivenciadas pelas crianças e adolescentes participantes SCFV. Identificou-se que as dificuldades estão relacionadas a necessidade de uma infraestrutura adequada para o atendimento, a organização do serviço, a não efetivação dos planejamentos realizados das atividades socioeducacionais e a desvalorização profissional e salarial destes trabalhadores/as, fatores que comprometem a qualidade do SCFV. A pesquisa destaca ainda, a relevância da formação em nível superior para o exercício profissional da função do educador social, preferencialmente na área de educação. |
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