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O alto índice de rotatividade de funcionários é um problema para muitas organizações
e por essa razão, as mesmas têm oferecido estímulos aos seus colaboradores como forma
de fazê-los permanecer motivados em seu interior. Nesse sentido, emerge o campo
do Endomarketing como uma ferramenta para melhor aproveitamento dos
colaboradores, permitindo a possibilidade de motivar os chamados clientes internos
de uma organização. Com este norte, surge a proposta de investigação prática,
através da seguinte questão: como as estratégias de endomarketing contribuem para
a diminuição da rotatividade de funcionários de uma empresa? Com perspectiva de
pesquisa exploratória e descritiva, o presente artigo busca - através de estudo de
caso, verificar a eficácia do Endomarketing enquanto estratégia organizacional para
a diminuição da rotatividade de colaboradores, e de modo mais específico
diagnosticar as principais causas da rotatividade de colaboradores na organização e
avaliar através do Endomarketing as estratégias que possam solucionar as causas
da rotatividade de funcionários. Como metodologia de pesquisa, foi realizada uma
pesquisa teórica através do levantamento do estado da arte mais recente sobre a
temática, e a execução de pesquisa empírica através do modelo exploratório, optando
pela pesquisa de campo – estudo de caso em uma empresa de transporte localizada
em São José do Egito-PE, e uso de método quanti-qualitativo para análise dos
resultados sobre o problema pesquisado. A partir dos resultados obtidos verificou-se
que as estratégias de endomarketing como remuneração adequada, plano de
carreira, momentos recreativos, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores,
podem combater as principais causas de rotatividade tais como a baixa remuneração,
falta de valorização e reconhecimento, clima organizacional desagradável, que foram
levantadas na pesquisa. |
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