UEPB - Repositório Digital

Endomarketing como estratégia para redução da rotatividade de colaboradores: um estudo sobre o setor de transporte na cidade de São José do Egito-PE

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendes, Brenda Thainá de Araújo
dc.date.accessioned 2022-04-13T17:48:02Z
dc.date.available 2022-04-13T17:48:02Z
dc.date.issued 2022-03-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD 658.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26489
dc.description MENDES, B. T. A. Endomarketing como estratégia para redução da rotatividade de colaboradores: um estudo sobre o setor de transporte na cidade de São José do Egito-PE. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O alto índice de rotatividade de funcionários é um problema para muitas organizações e por essa razão, as mesmas têm oferecido estímulos aos seus colaboradores como forma de fazê-los permanecer motivados em seu interior. Nesse sentido, emerge o campo do Endomarketing como uma ferramenta para melhor aproveitamento dos colaboradores, permitindo a possibilidade de motivar os chamados clientes internos de uma organização. Com este norte, surge a proposta de investigação prática, através da seguinte questão: como as estratégias de endomarketing contribuem para a diminuição da rotatividade de funcionários de uma empresa? Com perspectiva de pesquisa exploratória e descritiva, o presente artigo busca - através de estudo de caso, verificar a eficácia do Endomarketing enquanto estratégia organizacional para a diminuição da rotatividade de colaboradores, e de modo mais específico diagnosticar as principais causas da rotatividade de colaboradores na organização e avaliar através do Endomarketing as estratégias que possam solucionar as causas da rotatividade de funcionários. Como metodologia de pesquisa, foi realizada uma pesquisa teórica através do levantamento do estado da arte mais recente sobre a temática, e a execução de pesquisa empírica através do modelo exploratório, optando pela pesquisa de campo – estudo de caso em uma empresa de transporte localizada em São José do Egito-PE, e uso de método quanti-qualitativo para análise dos resultados sobre o problema pesquisado. A partir dos resultados obtidos verificou-se que as estratégias de endomarketing como remuneração adequada, plano de carreira, momentos recreativos, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, podem combater as principais causas de rotatividade tais como a baixa remuneração, falta de valorização e reconhecimento, clima organizacional desagradável, que foram levantadas na pesquisa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Janine Vicente Dias pt_BR
dc.subject Rotatividade pt_BR
dc.subject Endomarketing pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Colaboradores pt_BR
dc.title Endomarketing como estratégia para redução da rotatividade de colaboradores: um estudo sobre o setor de transporte na cidade de São José do Egito-PE pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta