Resumo:
A relevância do empreendedorismo feminino no cenário mundial vem crescendo cada vez mais
e impulsionado a economia. Apesar da crise sanitária e econômica em curso devido à Pandemia
por Covid-19, os negócios liderados por mulheres têm ganhado espaço no meio empreendedor,
demonstrando resiliência frente às crises e dificuldades. Diante deste contexto, o presente
trabalho tem por objetivo geral analisar o perfil empreendedor das mulheres que possuem
negócios informais na cidade de Emas-PB. Para o alcance deste objetivo, foram traçados os
seguintes objetivos específicos: identificar as características sociodemográficas das mulheres
pesquisadas; demonstrar a motivação pela qual as mulheres ingressaram no comércio informal;
e identificar as estratégias utilizadas no enfrentamento à crise. Em relação à metodologia, a
pesquisa classifica-se como descritiva e com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados
entre os dias 02 a 23 de dezembro de 2021, através de um questionário aplicado via Google
Forms a 125 empreendedoras, estruturado em concordância com as indagações dos objetivos
específicos e o teste para avaliação do perfil empreendedor, adaptado de Dornelas (2018),
respondido por meio de uma Escala Likert, variando as respostas entre (1) “insuficiente” a (5)
“excelente”. Após a análise dos dados, contatou-se que o perfil das empreendedoras é composto
principalmente por mulheres mais maduras, casadas, a maioria com filhos, com nível médio de
escolaridade, atuam a mais de quatro anos como empreendedoras, se destacam no segmento de
beleza, foram motivadas a ingressarem na atividade informal por falta de emprego e a estratégia
mais utilizada para enfrentamento da crise da Covid-19 foi o uso das mídias digitais. As
empreendedoras possuem características do perfil empreendedor, tais como: comprometimento
com os clientes, aproveitam totalmente as oportunidades, transmitem integridade e
confiabilidade, motivadas pelos seus conceitos e ideias, possuem liderança diante de problemas
e soluções, e tolerância ao risco quando procuram crescer e atingir melhores resultado. Dessa
maneira, elas possuem atributos que comprovam a capacidade empreendedora para gerir seus
negócios e se manterem no empreendedorismo, contribuindo assim para o desenvolvimento
econômico e social da região.
Descrição:
SILVA, E. C. Empreendedorismo feminino: um estudo sobre o perfil das mulheres empreendedoras informais da cidade de Emas-PB. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022.