Resumo:
O estudo busca analisar as estratégias adotadas pelas empresas varejistas do segmento de vestuário diante da crise derivada da Pandemia da Covid-19, na cidade de São José do Egito, em Pernambuco. Como metodologia, se fez uso de abordagem qualitativa e com natureza de pesquisa descritiva, e como método de investigação aplicou-se a técnica de pesquisa de campo, utilizando-se de entrevistas como ferramenta para a coleta de dados, tendo como suporte um roteiro com 15 questionamentos, que foi o alicerce para obtenção de 10 entrevistas como amostra para o desenvolvimento da pesquisa. As análises de resultados e discussões revelaram que as principais estratégias utilizadas ao enfrentamento da Pandemia foram, a ampla exploração do cenário digital, com as então ferramentas digitais, principalmente as redes sociais e aplicativo de mensagem (whatsapp) e de forma complementar as estratégias de ofertas de brindes, de descontos e promoções. Neste contexto, apresentam-se as maiores dificuldades decorrentes dessa crise, que foram principalmente a queda acentuada nas vendas e problemas financeiros, tendo sido ocasionada pelo período de fechamento total do comércio. Em relação às adaptações que ocorreram nestes empreendimentos destacam-se o uso do serviço de entrega diante da demanda online, a realização de lives e as vendas de uma maneira personalizada. E por fim, ressalta- se os aprendizados que foram extraídos deste momento de Pandemia por essas organizações.
Descrição:
RODRIGUES, J. A. Estratégias empregadas pelo setor de varejo de vestuário no contexto da pandemia da Covid-19 em São José do Egito - PE. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.