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A relevância do varejo de supermercados vem apresentando um grande desenvolvimento econômico e regional nas cidades de pequenos e médios portes na esfera brasileira trata-se de uma forma conceitual de mensurar como certa região ou localidade melhorou no seu aspecto de bem estar socioeconômico com uma melhor qualidade de vida. O objetivo desse estudo foi de realizar um diagnóstico do espaço comercial-empresarial dos supermercados da Cidade de Santa Luzia, na perspectiva dos consumidores locais e da região, sob a lógica do desenvolvimento regional e das mudanças no comércio da cidade dentro de uma perspectiva intra-urbana. A metodologia aplicada nesse estudo teve respaldo sobre o método quali-quantitativo, por meio da investigação de 129 clientes/consumidores do comércio varejista, concernente aos supermercados e 05 empreendedores da área empresarial, também de supermercados através de questionários estabelecidos pela plataforma do google forms e de forma física respectivamente. Quanto aos resultados e discussão, a pesquisa envolveu consumidores de Santa Luzia, os empreendedores dos supermercados, além de duas entrevistas. Uma com um membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Luzia e a outra com o Presidente da CDL de Santa Luzia. Para esclarecer como foi arquitetando-se o comércio para formação destes supermercados, bem como, compreender como de fato anda este comércio no momento atual, quando uma parcela dos clientes dos supermercados é de cidades circunvizinhas. Conclui-se, que a Cidade de Santa Luzia-PB é a representação de uma nova dinâmica na estrutura urbana em moldes de implementação de supermercadinhos, copiadas das pequenas cidades brasileiras. A expansão dos estabelecimentos de supermercados dinamizou o comércio no município, vinculado aos padrões de vida que as pessoas vêm galgando ao longo dos tempos. |
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