Resumo:
A pandemia do COVID-19 afetou todos os aspectos do cotidiano escolar. Muitas escolas tiveram seus portões fechados, e o modelo de ensino transcendeu do formato presencial, transformando-se, numa escola digital, com a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Desse modo, nosso texto objetivou investigar o impacto educacional ocorrido na vida de estudantes e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edmilson Baltazar de Mendonça, localizada na zona rural do município de Mari/PB. Nossas fundamentações teóricas conceituais foram sustentadas na análise e interpretação de textos que retratam nossa temática. Entre os principais autores, podemos destacar: Bicich (2015); Hodges (2020); Behar (2020); Tamashiro (2020); entre outros. Metodologicamente, além do levantamento bibliográfico, também realizamos um trabalho quantitativo, a partir de dados coletados in loco e da produção de questionários semiestruturados junto aos professores e estudantes da escola em questão. Os resultados indicaram que nem a escola, nem a comunidade escola estavam preparadas adequadamente para lidar com a nova realidade
virtual, impactando de forma negativa. Esse fato gerou exclusão de estudantes e professores, reduzindo a educação apenas ao cumprimento curricular mínimo.
Descrição:
GOMES, S. M. da S. Ensino remoto na escola: um caminho possível para a aprendizagem em tempos de pandemia?. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.