UEPB - Repositório Digital

As faces da morte: a representação do feminino em Morella e Eleonora, de Edgar Allan Poe

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva Neto, Antônio Trajano da
dc.date.accessioned 2022-04-13T20:44:15Z
dc.date.available 2022-04-13T20:44:15Z
dc.date.issued 2022-03-14
dc.identifier.other CDD 813
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26519
dc.description SILVA NETO, A. T. da. As faces da morte: a representação do feminino em Morella e Eleonora, de Edgar Allan Poe. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022 pt_BR
dc.description.abstract A sociedade atual está pautada cada vez mais na posição da mulher, em suas capacidades e suas lutas, o que permite que tais discussões acerca do movimento feminista transpassem frequentemente a vida real e busquem por fatores que corroborem ou discordem de suas ideias, seja nas artes em geral e, principalmente, na literatura. Os contos Morella e Eleonora, de Edgar Alan Poe, aqui estudados, contêm aspectos que permitem levantar debates que afetam a morte e as relações simbólicas feministas inseridas nesta, além disso, investigar como estes temas eram retratados nas histórias de Edgar Allan Poe, escritas há quase um século, em um período em que o pensamento social era distinto do leitor atual. Nessa perspectiva, este trabalho visa esclarecer as correlações entre a morte e o feminino na tratativa de explicar não apenas a razão pelo qual a morte das mulheres em questão afetam seu senso de poder, mas também trazendo argumentos que possam apoiar a existência de inspirações diretas que fizeram com que o contista desenvolvesse estas figuras marcantes. Com tais intenções, foi feita uma análise exploratória e comparativa dos contos para que fossem encontrados pontos que pudessem sustentar os argumentos citados, explorando como a morte influencia nas narrativas, assim como se manifestam as figuras masculinas com estes acontecimentos e o que representa para cada um, além de discutirmos como se dá a transcendência sobre a morte exercida por cada protagonista, a partir do pressuposto teórico-crítico de autores como Elien Martens (2013), Riley Haacke (2017) e Souza Alves (2005), entre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Vilian Mangueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura norte-americana pt_BR
dc.subject Edgar Alan Poe pt_BR
dc.subject Morte pt_BR
dc.subject Feminino pt_BR
dc.title As faces da morte: a representação do feminino em Morella e Eleonora, de Edgar Allan Poe pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta