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A literatura afro-brasileira precisou atravessar um longo caminho até seu reconhecimento por parte do ensino, e esse histórico impacta a relação dessas obras com a prática educativa até os dias de hoje. Nesse sentido, torna-se fundamental que reconheçamos o valor dessa produção na formação do indivíduo, e que procuremos alternativas que produzam um estudo mais significativo dessas produções, que encontram impedimentos na prática. Além de textos que desafiem e interessem os alunos, como é o caso das adaptações de mídia, responsáveis por estimular o olhar de tantos ao mundo da literatura. Em detrimento disso, o presente trabalho tem como principal objetivo descrever as atividades desenvolvidas com a obra O presente de Ossanha, e sua adaptação para desenho animado, em turmas dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, em aulas remotas de Língua Portuguesa, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, estabelecemos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico, uma vez que estivemos alicerçados em outros textos básicos que discutem a literatura. Com isso, direcionamos como fundamentação teórica os postulados de Bern (1988), Souza e Lima (2006), Debus (2017), Dalvi (2013), Cosson (2020), BNCC (Brasil, 2018), entre outros. Posto isso, os resultados conquistados através dessa vivência salientaram a possibilidade da inserção desse gênero literário nas aulas do Ensino Fundamental (anos finais), além do êxito que podemos encontrar na associação desses textos com a adaptação televisiva. Ainda, percebemos que, com atividades que desafiam a leitura de mundo dos alunos, podemos promover um ambiente em que as experiências dos estudantes acrescentam ao coletivo, e, nisso, encontramos a oportunidade que a escola tem de quebrar os paradigmas estabelecidos pelo sistema racista e deixar que, assim, vozes sejam ouvidas. |
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