Resumo:
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo propor uma Sequência Didática por meio da utilização do gênero crônica para o ensino de leitura em Língua Portuguesa no contexto das tecnologias digitais aplicadas no ensino remoto frente à Pandemia da Covid-19. Visto que, os gêneros textuais estão em todas as esferas de comunicação e fazem parte do cotidiano, com suas contribuições no âmbito educacional, analisamos o gênero textual crônica, de acordo com uma sequência didática, a fim de estimular a leitura e criticidade dos discentes. Para tanto, nossa fundamentação baseia-se em Marcuschi (2008), Bezerra (2017), Paula (2011), que embasaram os estudos sobre os gêneros textuais ou discursivos, bem como, seu funcionamento, Alves (2013), Casseb-Galvão; Duarte (2018), Dalvi (2013), Ramos (2011), Rezendes (2013), Rouxel (2013) explanando sobre a leitura como caráter formativo do sujeito reflexivo e humanizador, e a sequência didática, que norteou o planejamento para a execução do plano de sequência didática. Dessa forma, tomamos como base a abordagem metodológica de cunho qualitativo. A análise mostra que é preciso ter mais estudos que abordem os recursos tecnológicos e o meio digital no ensino, haja vista, o seu uso auxilia o docente no planejamento de uma sequência didática que os alunos sintam-se à vontade para participarem e interagirem, utilizando-se também da multimodalidade e multiletramento para a realização de aulas mais elaboradas e inovadoras para o ensino e, ainda, para a experiência, tanto do docente, como também, do discente.
Descrição:
ARAÚJO, I. de L. Tecnologias digitais: uma proposta de sequência didática para o ensino de leitura em tempos de pandemia. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.