Resumo:
Objetivo: Esse estudo tem por objetivo identificar qual a vivência relatada e o
significado da disciplina para os estudantes após o contato com a disciplina de
Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) da Universidade Estadual da
Paraíba – Campus VIII. Metodologia: A metodologia aplicada foi de uma
pesquisa de campo, de caráter transversal, com abordagem qualitativa, na qual
foi realizada 15 entrevistas de estudantes que já haviam cursado a disciplina de
PNE no período acadêmico de 2016. Resultado e discussão: A partir da
análise das falas, do percurso metodológico descrito, surgiram três categorias
temáticas: 1) Do medo ao vínculo: a formação de um profissional de saúde com
olhar integral; 2) Quem é normal? Compartilhando história de gente especial; 3)
A disciplina de PNE, instituições parceiras e comunidade: contribuindo para a
inclusão social. A vivência na disciplina apontaramcríticas e sugestões na
metodologia utilizada da disciplina.A importância da presença da disciplina na
comunidade em que o curso está inserido, Araruna – PB. Conclusão:A partir
das categorias emanadas, foi possível concluir que ao iniciar o componente
curricular é despertado medo e receio por parte discentes, no entanto quando a
vivência é experimentada há um sentimento de superação e satisfação com o
que foi praticado e, consequentemente, um crescimento expresso na formação
de cada um como profissional da saúde e na facilidade do manejo do paciente.
Descrição:
MARTINS, Juliana Wanderley. Vivência estudantil na clínica de pacientes com necessidades especiais do curso de odontologia da UEPB campus VIII – Araruna. 2018. 54 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.