Resumo:
Na mesma proporção que o interesse pelo autismo na fase adulta cresce, também entende-se a importância de que haja o desenvolvimento de métodos que ajudem a promover a inclusão de pesquisas e materiais na área. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi criar um documentário, enquanto material midiático, que trouxesse um maior conhecimento sobre o tema de forma mais abrangente, através da percepção dos próprios autistas adultos. O público alvo do projeto foram pessoas maiores de 18 anos com diagnóstico compatível com o Transtorno do Espectro Autista (CID 84) que tivessem disponibilidade e interesse em compartilhar suas experiências com os pesquisadores e que tivessem responsividade por suas ações, ou seja, adultos que mesmo sendo autistas não apresentam déficits significativos em sua cognição, captados através da técnica “Bola de Neve”, em que participantes do estudo indicam novos participantes, até que seja atingido o objetivo proposto, conhecido como “ponto de saturação”.. Esta pesquisa respeitou os elementos aventados na resolução Nº 466 de Dezembro de 2012, que regula as pesquisas com seres humanos, sendo aprovado pelo comitê de ética. A coleta de dados utilizou de uma entrevista semiaberta, com um roteiro semiestruturado para guiar os questionamentos e gravações. Os resultados destacam o valor de dar espaço para os autistas como protagonistas e maiores objetos de estudo dentro da causa. Dessa forma, conseguiu-se atingir o objetivo de produzir o documentário e obter informações que são importantíssimas para a compreensão do autismo na fase adulta e pode-se também visualizar e perceber a importância do entendimento do TEA como de fato sendo um espectro, onde cada indivíduo expôs suas vivências e características que eram semelhantes a outros indivíduos participantes, mas também suas individualidades e particularidades.
Descrição:
SOUZA, Brenda Lauana. Documentário: Vivências e Relatos de Autistas e suas percepções de vida na fase adulta. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2022.