Resumo:
O processo de aprendizagem em contextos organizacionais é de grande valia no entendimento da dinâmica das organizações. O objetivo dessa pesquisa é compreender como ocorre o processo de aprendizagem organizacional dos profissionais da atenção primária em saúde em tempos de pandemia da Covid-19. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de 09 entrevistas, realizadas com colaboradores de uma Unidade Básica de Saúde – UBS, localizada na zona rural de um município no sertão do estado da Paraíba, o qual constitui a atenção primária em saúde. A fim de compreender os dados alcançados, utilizou-se a análise de conteúdo, mediante categorização que apoiasse o referencial teórico exposto, sendo estas: eventos de aprendizagem, contexto do processo de aprendizagem e mudanças resultantes do processo de aprendizagem. Os resultados da pesquisa evidenciaram a ocorrência de três eventos de aprendizagem, a saber: a) insuficiência de insumos e condições de trabalho; b) recursos humanos; c) atendimento Covid – 19. Tais eventos corroboraram com a literatura explanada, conciliando e apresentando que a aprendizagem organizacional se sucede mediante a diversidade das práticas atreladas aos atores envolvidos na atenção primária em saúde.
Descrição:
FORMIGA, K. C. N. Processo de aprendizagem organizacional dos profissionais da atenção primária em saúde em tempos de Pandemia da Covid-19. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.