Resumo:
Acreditando que a Literatura de Cordel possui características que são capazes de motivar os estudantes às práticas de leitura, conduzindo-os a uma rica e expressiva forma de manifestação literária, e, desse modo, ampliando sua vivência leitora, decidimos discutir a recepção da leitura de Literatura de Cordel com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, procurando observar a aceitação dos alunos frente aos cordéis que abordam o tema da viagem. De maneira mais específica, buscamos realizar a leitura de cordéis que abordassem o tema da viagem, assunto bastante presente em toda Literatura, e, a partir de uma sequência lúdica de leitura identificar o interesse dos estudantes pela experiência, que buscou se distanciar das propostas de abordagem que os livros didáticos costumam apresentar. Sendo assim, o experimento procurou valorizar a participação e o envolvimento do aluno frente aos textos trabalhados e os resultados desta vivência são relatados e analisados neste trabalho. Considerando seu percurso metodológico, o relato se apoia em instrumentos da pesquisa de campo, assumindo, assim, um caráter qualitativo, sem abrir mão de estudos que consideramos fundamentais para a definição e a caracterização da Literatura de Cordel, a exemplo de Pinheiro e Marinho (2012), Ayala (2003), Luyten (1983), os quais contribuem para ampliar as reflexões em torno da história do Cordel, seu surgimento e necessidade de estudo e abordagem em sala de aula. A experiência de leitura realizada demonstra que é possível abordar o texto literário a partir de suas especificidades, valorizando o lúdico que é inerente a esse tipo de texto, portanto, sem o utilizar como pretexto para aspectos que não seja o próprio texto.
Descrição:
GOMES, Ana Paula Medeiros. Viajando com a literatura de cordel em sala de aula: Uma experiência de leitura com alunos do 8º ano Ensino Fundamental. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha. 2022.