Resumo:
O processo de inclusão educacional, embora seja teoricamente fruto de uma visão mais humanizada, ainda apresenta um desenvolvimento de barreiras que possibilita que a pessoa autista não se sinta totalmente integrada ao ambiente vigente, desta forma, questões importantes, tais como aprendizado e interação social sejam negligenciadas, resultando em uma disfunção da ideia principal descrita por Paulo Freire de valorização do indivíduo. A interação entre o aluno com autismo e o seu espaço de aprendizado pode apresentar algumas dificuldades que precisam ser identificadas e analisadas para serem realizadas intervenções de modo a tornar esse processo mais confortável e com melhores resultados. Com essas observações as pessoas também conseguem entender a possível complexidade dessa relação e, assim, disponibilizar mais energia na busca de melhores soluções que conscientizem a sociedade e qualifiquem o acolhimento desses alunos na escola. Desta forma, neste trabalho foi desenvolvida uma aplicação, chamada “E-INC”, com o objetivo principal de incentivar e auxiliar profissionais da educação através da disseminação de conhecimento para colaborar na inclusão das crianças no espectro autista. Essa aplicação está disponível para consulta online e offline, no formato de website e aplicativo mobile, com a utilização da tecnologia de PWA. O software apresenta informações diversas com base na cartilha “Autismo e Educação” e no livro “A Inclusão da Estrutura TEACCH na Educação Básica”. O resultado obtido por intermédio dessa aplicação busca gerar estudos futuros que contribuam diretamente nos casos citados anteriormente e ter sua expansão ao nível municipal, estadual e federal. Assim, apontando possíveis soluções.
Descrição:
TRUTA, Aghata Sophia de Araújo. E-INC: Uma ferramenta para auxiliar na inclusão de crianças que estão no espectro autista no ensino básico. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.