UEPB - Repositório Digital

“Bom dia, professor(a)!” Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial docente em geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Hildênia Karoline Freire dos
dc.date.accessioned 2022-04-28T18:17:15Z
dc.date.available 2022-04-28T18:17:15Z
dc.date.issued 2021-04-29
dc.identifier.issn CDD 379
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26656
dc.description SANTOS, H. K. F. “Bom dia, professor(a)!” Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial docente em geografia. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública que tem chegado com eficiência nos espaços de formação de professores, universidades e escolas secundárias. Porém, tal programa, apesar de representar um ganho para a formação do professor, vem perdendo espaço em decorrência de algumas decisões governamentais. Esse estudo preocupa-se em investigar a importância e contribuições desse programa para a formação docente em Geografia. Desse modo, nosso estudo fundamenta-se por meio da vivência que tive como ex-bolsista dessa modalidade de programa na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e por saber o diferencial que o PIBID faz para a formação e a prática docentes, tanto no âmbito acadêmico como nas escolas na educação básica e, principalmente, pela busca de constatações de que este tem cumprido com seu propósito enquanto política pública de educação. Assim, propusemo-nos a investigar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial docente, por meio das experiências vivenciadas pelos sujeitos participantes, ex-bolsistas do curso de Geografia da UEPB, campus I – Campina Grande, Paraíba e egressos do PIBID, de vigência no período 2018 a 2019. Na metodologia, foi utilizada uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com aplicação de questionários, empregando uma amostra não probabilística por acessibilidade. Destarte, a partir das percepções dos investigados, constatamos a importância e a relevância do programa para a formação inicial do professor de Geografia e para a construção da identidade profissional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Jonas Marques da Penha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Política pública educacional pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.title “Bom dia, professor(a)!” Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial docente em geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta