Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar o resultado de um estudo realizado com o material apostilado do Sistema Positivo de Ensino, utilizado em uma escola da Rede Privada de Ensino no município de Monteiro-PB. A pesquisa insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e busca responder a alguns questionamentos relacionados à oralidade e à forma como esse eixo da língua é inserido nas práticas de ensino de língua materna na escola observada. No decorrer das investigações, analisaremos as propostas relacionadas aos gêneros orais apresentadas nestes apostilados e de que maneira o professor aborda tais gêneros em sala de aula. Traçaremos um percurso histórico da língua portuguesa, dos materiais apostilados e da oralidade e por fim faremos uma análise das propostas que são apresentadas na apostila do 7º ano e de que forma o professor aborda o gênero debate regrado, para isso faremos uma observação de campo. Como fundamentação teórica, recorremos aos estudos de Barros Mendes (2005), Silva (2011), Buzzen (2011), Palma e Cano (2012), entre outros estudiosos que desenvolveram pesquisas acerca do tema.
Descrição:
LIMA, P. M. M. Produção de textos orais na Educação Básica: uma investigação sobre os usos de um sistema apostilado em sala de aula. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. [Artigo]