UEPB - Repositório Digital

Planejamento estratégico em empresas fabricantes de redes no Município de São Bento - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dias, Márcia Gomes
dc.date.accessioned 2022-04-29T12:57:55Z
dc.date.available 2022-04-29T12:57:55Z
dc.date.issued 2022-03-30
dc.identifier.other 21. ed. CDD 658.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26663
dc.description DIAS, M. G. Planejamento estratégico em empresas fabricantes de redes no Município de São Bento - PB. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A introdução de mercadorias estrangeiras tem mudado as relações sociais e de comércio no mundo inteiro. A Organização Mundial do Comércio (OMC) vem apresentando forte influência na anulação de barreiras negociais e com isso formando blocos econômicos, de modo que o objetivo seja aumentar as relações comerciais entre os países membros. O objetivo geral desta pesquisa é qual a relevância da utilização das ferramentas do planejamento estratégico e a percepção de globalização econômica nas empresas fabricantes de redes na cidade de São Bento/PB. Já os objetivos específicos são analisar e traçar o perfil das empresas produtoras de redes, verificar o uso do planejamento estratégico dentro da cadeia produtiva, além de analisar a percepção dos empreendedores sobre globalização na comercialização e produção de redes e derivados têxteis na cidade de São Bento-PB. Para isso, este estudo explana uma pesquisa de campo voltada para as empresas do ramo têxtil local na cidade de São Bento, Paraíba (PB). Dessa maneira, os resultados apresentam as informações fornecidas pelos seis gestores entrevistados sobre as seis empresas pesquisadas, tais como tempo de existência, tipos de empresa, presença de sócios, escolaridade, principais produtos fabricados, missão, visão, presença de planejamento estratégico e influência da globalização nas empresas, dentre outros. Ressaltou-se a identificação das empresas que necessitam melhorar seus estudos teóricos em planejamentos estratégicos e globalização. No aspecto do planejamento, percebe-se a ausência de conhecimento tanto em termos teóricos quanto práticos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Amanda Maria de Jesus pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Planejamento Estratégico pt_BR
dc.subject Globalização pt_BR
dc.subject Relações Comerciais pt_BR
dc.subject Redes pt_BR
dc.title Planejamento estratégico em empresas fabricantes de redes no Município de São Bento - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta