dc.description.abstract |
A introdução de mercadorias estrangeiras tem mudado as relações sociais e de comércio no mundo inteiro. A Organização Mundial do Comércio (OMC) vem apresentando forte influência na anulação de barreiras negociais e com isso formando blocos econômicos, de modo que o objetivo seja aumentar as relações comerciais entre os países membros. O objetivo geral desta pesquisa é qual a relevância da utilização das ferramentas do planejamento estratégico e a percepção de globalização econômica nas empresas fabricantes de redes na cidade de São Bento/PB. Já os objetivos específicos são analisar e traçar o perfil das empresas produtoras de redes, verificar o uso do planejamento estratégico dentro da cadeia produtiva, além de analisar a percepção dos empreendedores sobre globalização na comercialização e produção de redes e derivados têxteis na cidade de São Bento-PB. Para isso, este estudo explana uma pesquisa de campo voltada para as empresas do ramo têxtil local na cidade de São Bento, Paraíba (PB). Dessa maneira, os resultados apresentam as informações fornecidas pelos seis gestores entrevistados sobre as seis empresas pesquisadas, tais como tempo de existência, tipos de empresa, presença de sócios, escolaridade, principais produtos fabricados, missão, visão, presença de planejamento estratégico e influência da globalização nas empresas, dentre outros. Ressaltou-se a identificação das empresas que necessitam melhorar seus estudos teóricos em planejamentos estratégicos e globalização. No aspecto do planejamento, percebe-se a ausência de conhecimento tanto em termos teóricos quanto práticos. |
pt_BR |