Resumo:
A presente pesquisa trata da perspectiva da competência leitora trazida na Proposta Curricular do Estado da Paraíba (PCEPB), direcionada ao Ensino fundamental II, e tem como objetivo geral analisar a concepção teórica de leitura que fundamenta o documento. Como objetivos específicos, buscamos identificar os conceitos que fundamentam o eixo de leitura na proposta curricular do Estado da Paraíba e analisar os objetivos referentes ao ensino desta competência a serem desenvolvidos nos alunos do ensino fundamental de acordo com a proposta curricular. Deste modo, para fundamentar a pesquisa utilizamos os conceitos teóricos de Leffa (1996) que trata desta competência leitora de uma maneira geral, Menegassi e Fuza (2010) que conceituam a leitura nos documentos oficiais e Coracini (2005) que aborda as concepções de leitura, entre outros autores que tratam sobre o tema. A pesquisa é de natureza qualitativa e caracteriza-se como documental, haja vista que analisa documentos escritos. Para alcançar os objetivos, realizamos a análise do documento, voltando a nossa atenção para o conceito de leitura e para a proposta de ensino da mesma, sobretudo os objetivos traçados, direcionados aos alunos do ensino fundamental II. Diante da análise, percebemos que a perspectiva de leitura adotada no documento é a perspectiva interacionista.
Descrição:
VERÍSSIMO, I. C. G. O conceito de leitura na proposta curricular do estado da Paraíba: análise das orientações para o Ensino Fundamental II. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. [Artigo]