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Para prevenir a disseminação da pandemia decorrente da COVID-19, o Ensino Presencial (EP) em escolas e universidades foi suspenso no Brasil e no mundo, sendo substituído em 2020 pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE). Esta mudança envolveram desafios em diversos cursos e áreas, inclusive nas aulas de Licenciatura em Matemática, escopo deste estudo, que tem como objetivo identificar dificuldades vivenciadas por professores e alunos no ensino remoto emergencial, em um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paraibana. Esta é uma pesquisa de natureza quantitativa-qualitativa, na qual utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário online semiestruturado, aplicado a 85 estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paraibana e 12 professores desse mesmo curso, que ministravam componentes curriculares na área de matemática. Os autores que alicerçam este estudo foram Okuma (2009), Xavier (2020), Rodrigues Júnior e Véras (2019), Alves (2020), Marcon e Rebechi (2020), Behar (2020), dentre outros, estes foram de suma importância para o desenvolvimento desta pesquisa, inclusive na construção dos resultados e análise dos achados. Os resultados obtidos apontaram que parte dos maiores desafios enfrentados pelos alunos no ensino remoto foram relativos às falhas na conexão da internet e ao espaço inadequado para estudar. Já os desafios vivenciados pelos professores foram a pouca interação e participação dos alunos, o tempo excessivo em frente às telas, dificuldades para avaliar a aprendizagem dos alunos, dentre outras. Foi apontado também que existe uma necessidade de melhor adequação do planejamento, da metodologia e da interação nas aulas. |
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