UEPB - Repositório Digital

Dificuldades enfrentadas por professores e alunos no ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em matematica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Josineide Pereira da
dc.date.accessioned 2022-05-10T19:22:19Z
dc.date.available 2022-05-10T19:22:19Z
dc.date.issued 2022-03-31
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26712
dc.description SILVA. J. P. Dificuldades enfrentadas por professores e alunos no ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em matemática. 2022. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Para prevenir a disseminação da pandemia decorrente da COVID-19, o Ensino Presencial (EP) em escolas e universidades foi suspenso no Brasil e no mundo, sendo substituído em 2020 pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE). Esta mudança envolveram desafios em diversos cursos e áreas, inclusive nas aulas de Licenciatura em Matemática, escopo deste estudo, que tem como objetivo identificar dificuldades vivenciadas por professores e alunos no ensino remoto emergencial, em um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paraibana. Esta é uma pesquisa de natureza quantitativa-qualitativa, na qual utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário online semiestruturado, aplicado a 85 estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paraibana e 12 professores desse mesmo curso, que ministravam componentes curriculares na área de matemática. Os autores que alicerçam este estudo foram Okuma (2009), Xavier (2020), Rodrigues Júnior e Véras (2019), Alves (2020), Marcon e Rebechi (2020), Behar (2020), dentre outros, estes foram de suma importância para o desenvolvimento desta pesquisa, inclusive na construção dos resultados e análise dos achados. Os resultados obtidos apontaram que parte dos maiores desafios enfrentados pelos alunos no ensino remoto foram relativos às falhas na conexão da internet e ao espaço inadequado para estudar. Já os desafios vivenciados pelos professores foram a pouca interação e participação dos alunos, o tempo excessivo em frente às telas, dificuldades para avaliar a aprendizagem dos alunos, dentre outras. Foi apontado também que existe uma necessidade de melhor adequação do planejamento, da metodologia e da interação nas aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Vinícius Reuteman Feitoza Alves de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Matemática pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Tecnologia digital pt_BR
dc.title Dificuldades enfrentadas por professores e alunos no ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em matematica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta