Resumo:
O desempenho acadêmico está ligado diretamente como um dos critérios que devem ser
observados e analisados para a seleção dos discentes em várias modalidades de programas
e projetos ofertados pelas instituições de ensino, por exemplo, o Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior (Sinaes), conhecido como uma ferramenta de análise de qualidade dos
cursos e Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse contexto, essa pesquisa teve o
propósito de analisar o desempenho acadêmico dos alunos bolsistas do curso de ciências
contábeis. A metodologia utilizada para atender ao objetivo proposto foi a pesquisa
descritiva conduzida por um estudo bibliográfico, de levantamento e documental
mediante a utilização de dados secundários produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A amostra da pesquisa foi composta de
37.946 alunos que atenderam aos requisitos de elegibilidade, e assim representando
60,72% da população total. Os dados foram tratados através da análise descritiva e
inferencial objetivando averiguar a relação entre variáveis estudadas. Os resultados
apresentaram que o desempenho no exame foi consideravelmente baixo, onde cabe
ressaltar que as notas foram mensuradas em uma escala de 0 a 100 pontos e assim foi
significativa a hipótese de que em todas as variáveis ligadas ao desempenho obtiveram
notas abaixo de 50,00 pontos, tendo como menor nota a parte discursiva do componente
específico. Ainda que o desempenho não tenha sido consideravelmente satisfatório, vale
salientar que os alunos bolsistas obtiveram uma performance melhor quando comparados
aos não bolsistas, visto que a quantidade de bolsas ofertadas ainda é relativamente baixa
quando comparado ao número de estudantes, de acordo com a amostra utilizada para o
presente estudo, na edição do Enade de 2018 apenas 3.732 alunos receberam ou recebiam
bolsa, ou seja, 9,8% do total de discentes, além do mais foi possível destacar como
melhor atuação no exame os discentes que receberam bolsa monitoria. Além da variável
bolsa, foram analisadas mais cinco variáveis (trabalho, tipo de instituição, modalidade de
ensino, turno e horas dedicadas aos estudos) que foram consideradas válidas para a
comparação. Por fim, o resultado do desempenho acadêmico dos alunos bolsistas foi
significativo, porém não tanto quanto o esperado, uma vez que o número de bolsas
ofertadas ainda não atende grande quantidade dos discentes.
Descrição:
FEITOZA, M. B. Bolsa x desempenho: uma análise do desempenho acadêmico dos alunos bolsistas do curso de Ciências Contábeis diante os resultados do ENADE 2018. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.