Resumo:
Este artigo tem em sua principal finalidade analisar a representação das pessoas negras nos livros didáticos da coleção História, Sociedade e Cidadania, cujo autor é Alfredo Boulos Junior, coleção essa aprovada no PNLD de 2018. Os procedimentos metodológicos adotados se deram por meio de uma pesquisa documental e também pela utilização dos três livros didáticos da referida coleção como fonte de pesquisa. A fundamentação teórica está embasada nas discussões relativas a temática como: Barros (20115), Bittencourt (2008,2020), Caime (2017), Choppin (2004), Munakata (2016) entre outros, além da análise de documentos que compõem o próprio PNLD de 2018, como seus respectivos edital e guia, que possibilitam trazer as discussões em torno da temática da história da África e da cultura afro-brasileira contida em ambos, seguindo com a obrigatoriedade da Lei 10.639/2003 inserida no contexto educacional bem como suas finalidades, terminando com a análise dos livros didáticos da coleção que correspondem aos três anos do Ensino Médio. Enquanto resultado, foi identificado que existe nesta coleção a questão da implementação da referida lei, no entanto, é necessário clareza por parte do(a) professor(a) para ir além do que demanda a discussão do livro didático.
Descrição:
FERNANDES, F. C. A representação das populações negras nos livros didáticos de história da coleção: história, sociedade e cidadania. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2022.